quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CREME DE CHEROVIA

Na Inglaterra come-se demais. Aqui na França come-se no outono e no inverno, pois são as estações onde encontramos esta raiz deliciosa, que faz parte dos aqui chamados "légumes oubliés" (legumes há algum tempo esquecidos, principalmente depois da II guerra, pois são muito resistentes e sobreviveram até à esta época dura. Parece que por muito tempo sua presença na mesa lembrava aos convivas as dificuldades passadas. Foi tb de outros legumes, entre os quais o nosso tão popular cará.


Esta receita é boa pra dias outonais (eu sei que por aí a primavera acabou de chegar, mas como sou todo invertido aqui, tenho que aproveitar os produtos da estação. Um dia qualquer que fizer friozinho aí, vcs se aventuram ou esperem o outono chegar, pra poder usar a cherovia na época certa.


Aliás, aí vai uma foto da cherovia pra quem não conhece:



Bom, agora vamos ao que interessa:
Receita:

Ingredientes (4 pessoas):
- 4 cherovias médias
- 1 cebola
- 1 dente de alho com casca
- 1 ramo de tomilho
- 1 folha de louro
- 200 ml de caldo de legumes (de preferência caseiro, na falta deste use água, não use caldo em cubos)
- 200 ml de leite
- 100 ml de creme de leite fresco
- sal grosso
- pimenta do reino do moedor
Preparo:
- Corte a cherovia e a cebola grosseiramente (o ideal é usar legumes de produção orgânica, assim, vc pode apenas lavar a cherovia, não precisa descascar, mas se não for o caso, descasque antes de cortar).
- Coloque numa panela a cebola, a cherovia, o louro, o tomilho e o dente de alho com casca. Cubra com o caldo de legumes e o leite. Acrescente pimenta do reino e o sal grosso a gosto (atenção com o sal, é melhor colocar pouco e acertar no final). Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 40 minutos ou mais, se for preciso, o importante é que o fogo seja baixo. O ideal é que vc possa colocar a palma das mãos em torno da panela enquanto ela cozinha sem se queimar.
- Quando a cherovia estiver bem macia, retire o dente de alho e as ervas. Bata tudo no liquidificador até ficar bem liso e acerte a consistência com o creme de leite. Se preferir, pode misturar 2 gemas com o creme antes de adicioná-lo à preparação, mas não é necessário, salvo se tudo estiver muito líquido.
- O ideal é que a consistência seja aveludada, bem lisa. Acerte o sal e sirva com uma guarnição, que pode ser creme batido com cibulete, pode ser bacon frito, cogumelos salteados, ou tudo isso junto.
Vinho:
- Pra acompanhar este prato, um vinho branco de corpo gorduroso acompanhar muito bem este prato suculento e onctuoso. Um branco da região francesa de Bergerac é uma excelente alternativa.

5 comentários:

carlos henrique disse...

rapaz, acho q nunca vi isso aqui por esses lados... vou pesquisar no domingo na feira, se tiver vou fazer essa receita.... valeu a pela dica

abraços

CH

Amana disse...

ai deus... qdo? qdo é que eu vou poder provar dessas delícias? já tanto tempo passou... a distância que pseudoencurtou, vai agora realaumentar novamente... qdo será que vou poder provar da alegria dessa cozinha? que saudade... puxa vida...

Maria Souza disse...

Olá Jaime!
Gostei do seu blogue, pois tudo que vi e li...adorei....deve ser tudo uma delícia, amigo!
Parabéns!
Também estive no seu restaurante e ...amei.
Muito sucesso é o que eu desejo.

Maria Souza disse...

Olá!
Gostei do seu blogue, pois tudo que vi e li...adorei!
Parabéns.
Hoje estive no seu restaurante em BH e ...amei a vossa comida...hummmmm que delícia!
Muito sucesso para vocês

Unknown disse...

Ficou com um ótimo aspecto!
depois da uma passadinha la no meu blog!
http://prepararprovarpostar.blogspot.com/