quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

SELA DE COELHO COM MOLHO DE MOSTARDA E CENOURA


Dica:

O coelho é uma carne magra, saborosa e que, em termos de saúde, está muito a frente de outras carnes mais comuns em nossas mesas. Este prato é super simples, utiliza poucos sabores e tem um resultado super delicado e impressionantemente delicioso!

A sela do coelho é o a parte do seu tronco, descontadas as costelas. Em geral, é vendida com a coluna vertebral no meio. Se você tiver dificuldade pra retirar este osso, peça ao açougueiro pra fazê-lo. No meio da peça há dois filezinhos e depois uma espécie de capa que tambem é saborosa. Enrole a peça sobre ela mesma, fechando com a membrana e amarrando com um barbante. Se quiser, você pode rechear a sela antes de fechar. Uma boa sugestão é usar a carne de uma lingüiça do tipo toscana. Ficará ótimo. Se for o caso, cuidado com o sal, pois o recheio da linguiça já será salgado.

Receita (4 pessoas):

Ingredientes:

- 4 selas de coelho preparadas como na dica acima
- 7 cenouras médias
- 200 ml de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de mostarda de dijon
- 100 l de vinho branco seco (use um vinho justo, não use porcaria)
- mel
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- sal, pimenta, louro e tomilho
- coentro em pó e noz moscada
- manteiga e azeite de oliva

Preparo:

- Antes de amarrar a sela de coelho, salge e pimente.
-Aqueça uma panela, adicione um pouco de azeite e doure o coelho. Não deixe colorir demais, só um pouco pra selar, mas o ideal é que a carne reste clara. Em seguida, retire a carne da panela e coloque um pouco de manteiga, a cebola e 1 cenoura picados e o dente de alho com a casca, só um pouco amassado. Refogue isso uns dois minutos até a cebola soltar sua água e em seguida adicione o vinho branco, o louro, o tomilho e volte o coelho pra panela. Cubra com água e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 30 minutos
- Coloque 2 cenouras (cortadas em 2 no comprimento) num tabuleiro e adicione coentro em pó, nós moscada, sal, pime.nta, um pouco de azeite e mel. Não coloque muito mel e azeite, só o suficiente pra envolver bem as metades de cenoura. Leve este tabuleiro ao forno pré-aquecido com uma folha de papel manteiga por cima. Depois de 20 minutos, vire as cenouras e deixe mais 10 minutos.
- Enquanto as cenouras está assando, coloque água pra ferver numa panela e cozinhe as outras 4 cenouras picadas grosseiramente no vapor. É importante que seja no vapor, porque se cozinhar na água muito do gosto vai embora com a água.
- Coloque as cenouras cozidas no vapor em uma mixer e mixe tudo com um pouco de creme de leite. Controle a quantidade pra não ficar muito líquido. Tempere e, no fim, coloque uma colher de sopa de manteiga pra montar a purê.
- Em uma tigela coloque as duas colheres de sopa de mostarda de dijon e vá adicionando o resto do creme de leite e misturando até fazer um creme de mostarda.
- Retire toda a espuma que se formar na água de cozimento do coelho. Em seguida utilize esta água (que virou um delicioso caldo) pra fazer o molho de mostarda. Basta adicioná-la à preparação de creme/mostarda. Simples assim. Vá adicionando e misturando aos poucos até adquirir a consistência que você deseja.
- Agora é só montar o prato. Corte as cenouras assadas em fatias grossas. Coloque um pouco de purê no prato, algumas fatias de cenoura assada, a sela de coelho e o molho de mostarda por cima desta. Pra aromatizar tudo, coloque um ramo de estragão pra decorar.

Vinho:

- Sem dúvida, o vinho ideal, valorizando a região de dijon e este pratp típico, é um borgonha com todo seu gosto de terroir. Na falta dele, busque um bom pinot noir da região de sua preferência.

2 comentários:

Barci disse...

Essa receita está um primor, parabéns pelo seu Blog !

Mulher da Peste disse...

Seria tããão bom ter ter um menu com as opções de pratos que tu dá dica. Eu fico sempre perdidinha olhando tudo, tudo. Faz assim, publica logo esse negócio em livro que a gente fica feliz.

Bjo!