quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

SELA DE COELHO COM MOLHO DE MOSTARDA E CENOURA


Dica:

O coelho é uma carne magra, saborosa e que, em termos de saúde, está muito a frente de outras carnes mais comuns em nossas mesas. Este prato é super simples, utiliza poucos sabores e tem um resultado super delicado e impressionantemente delicioso!

A sela do coelho é o a parte do seu tronco, descontadas as costelas. Em geral, é vendida com a coluna vertebral no meio. Se você tiver dificuldade pra retirar este osso, peça ao açougueiro pra fazê-lo. No meio da peça há dois filezinhos e depois uma espécie de capa que tambem é saborosa. Enrole a peça sobre ela mesma, fechando com a membrana e amarrando com um barbante. Se quiser, você pode rechear a sela antes de fechar. Uma boa sugestão é usar a carne de uma lingüiça do tipo toscana. Ficará ótimo. Se for o caso, cuidado com o sal, pois o recheio da linguiça já será salgado.

Receita (4 pessoas):

Ingredientes:

- 4 selas de coelho preparadas como na dica acima
- 7 cenouras médias
- 200 ml de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de mostarda de dijon
- 100 l de vinho branco seco (use um vinho justo, não use porcaria)
- mel
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- sal, pimenta, louro e tomilho
- coentro em pó e noz moscada
- manteiga e azeite de oliva

Preparo:

- Antes de amarrar a sela de coelho, salge e pimente.
-Aqueça uma panela, adicione um pouco de azeite e doure o coelho. Não deixe colorir demais, só um pouco pra selar, mas o ideal é que a carne reste clara. Em seguida, retire a carne da panela e coloque um pouco de manteiga, a cebola e 1 cenoura picados e o dente de alho com a casca, só um pouco amassado. Refogue isso uns dois minutos até a cebola soltar sua água e em seguida adicione o vinho branco, o louro, o tomilho e volte o coelho pra panela. Cubra com água e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 30 minutos
- Coloque 2 cenouras (cortadas em 2 no comprimento) num tabuleiro e adicione coentro em pó, nós moscada, sal, pime.nta, um pouco de azeite e mel. Não coloque muito mel e azeite, só o suficiente pra envolver bem as metades de cenoura. Leve este tabuleiro ao forno pré-aquecido com uma folha de papel manteiga por cima. Depois de 20 minutos, vire as cenouras e deixe mais 10 minutos.
- Enquanto as cenouras está assando, coloque água pra ferver numa panela e cozinhe as outras 4 cenouras picadas grosseiramente no vapor. É importante que seja no vapor, porque se cozinhar na água muito do gosto vai embora com a água.
- Coloque as cenouras cozidas no vapor em uma mixer e mixe tudo com um pouco de creme de leite. Controle a quantidade pra não ficar muito líquido. Tempere e, no fim, coloque uma colher de sopa de manteiga pra montar a purê.
- Em uma tigela coloque as duas colheres de sopa de mostarda de dijon e vá adicionando o resto do creme de leite e misturando até fazer um creme de mostarda.
- Retire toda a espuma que se formar na água de cozimento do coelho. Em seguida utilize esta água (que virou um delicioso caldo) pra fazer o molho de mostarda. Basta adicioná-la à preparação de creme/mostarda. Simples assim. Vá adicionando e misturando aos poucos até adquirir a consistência que você deseja.
- Agora é só montar o prato. Corte as cenouras assadas em fatias grossas. Coloque um pouco de purê no prato, algumas fatias de cenoura assada, a sela de coelho e o molho de mostarda por cima desta. Pra aromatizar tudo, coloque um ramo de estragão pra decorar.

Vinho:

- Sem dúvida, o vinho ideal, valorizando a região de dijon e este pratp típico, é um borgonha com todo seu gosto de terroir. Na falta dele, busque um bom pinot noir da região de sua preferência.