terça-feira, 26 de agosto de 2008

COELHO AO MOLHO DE VINHO E FRUTAS VERMELHAS, PURÊ DE BATATA E CEBOLA CONFIT


Essa é daquelas receitas de comer ajoelhado!!! O ideal é usar apenas as coxas do coelho, pois são mais carnudas, mas pode ser feito com o coelhor todo, cortado em pedaços não muito pequenos!!

Dicas:

Sempre que fore preparamos um molho com vinho, o ideal é que se use o mesmo vinho que vai ser servido à mesa. Claro que isso implica em um grande desembolso, então podemos, pelo menos, usar um bom vinho e do mesmo cepage do que será tomado.

Receita (4 pessoas):

Ingredientes:

- 4 coxas de coelho
- 4 batatas grandes
- 4 cebolas bem pequenas
- 1 garrafa de vinho tinto seco (de preferência um bordeaux ou outro cabernet sauvignon)
- 1 alho porró
- 1 cebola grande
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão com as folhas
- 3 dentes de alho
- 4 galhos de tomilho (fresco)
- 2 galhos de alecrim (fresco)
- folhas de louro
- salsinha picadinha pra decorar
- geléia de frutas vermelhas
- 100 ml de creme de leite fresco
- 250 gr de manteiga sem sal
- farinha de trigo
- sal
- pimenta do reino
- noz moscada

Modo de preparo:

- Descasque e pique grosseiramente os legumes (cenoura, salsão, alho poró e cebola), salvo o alho.

- Tempere o coelho com sal e pimenta e envolva os pedaços com a farinha de trigo.

- Aqueça um pouco de azeite numa panela e doure bem os pedaços de coelho. Em seguida retire-os da panela e acrescente os legumes picados, os dentes de alho um pouco socados (mas sem retirar a pele) e as ervas.

- Deixe os legumes começarem a suar e, em seguida, deglace com um pouco de vinho, volte com o colho pra panela e cubra com o resto de vinho. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos a uma hora, até a carne ficar muito bem cozida, quase soltando do osso.

- Enquanto isso, lave bem as batatas e coloque-as pra cozinhar em água fria com uma boa quantidade de sal grosso (cerca de 20 gr de sal por litro d´água).

- Coloque as cebolas em uma folha de papel alumínio (parte fosca pra fora), regue com bastante azeite, tempere com sal e pimenta, e feche formando um papelote. Em seguida leve ao forno médio (160º) pré-aquecido.

- Quando as batatas estiverem cozidas (quando começarem a rachar), retire-as do fogo e, sem esfriá-las, descasque-as delicadamente utilizando um pano de prato limpo para segura-las.

- Em seguida, passe as batatas no espremedor por duas ou três vezes, de forma a fazer uma purê muito, muito lisa.

- Volte a purê para uma panela com o creme de leite. Espere o creme de leite começar a ferver e misture tudo. Em seguida, vá colocando a manteiga, de pedaço em pedaço, misturando violentamente com um fouet, até ter colocado toda a manteiga. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Quanto mais manteiga, mais lisa e mais gostosa ficará a purê. Não deixe de misturar bemcom o fouet. Fazer uma boa purê pode ser uma ginástica!!

- Ao fim do cozimento do coelho, retire os pedaços da panela, cuidadosamente, sem quebrá-los. Coe o caldo, descarte os legumes e as ervas e volte com ele para a panela. Acrescente duas a três colheres de sopa de geléia de frutas vermelhas, de forma a não ficar muito doce. Acerte o sal e a pimenta. Misture bem e volte com o coelho pra panela.

- Retire as cebolas do forno, aqueça a purê o monteo prato com um pedaço de coelho, uma porção de purê, uma cebola e um detalhe de geléia. Decore com uma redução de balsâmico e a salsinha.

Vinho:

Como disse, eu acompanharia este prato do mesmo vinho que utilizei no molho ou, pelo menos, da mesma cepage. De preferência um bordeaux ou um bom cabernet sauvignon chileno.