quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

VIEIRA SOBRE UMA CAMA DE LENTILHAS E ABACAXI, EMULSÃO DE ANETE


Esta receita é uma dádiva dos deuses da culinária!!! Realmente deliciosa: combina sabores marcantes como os do abacaxi e das lentilhas com o frescor do anete e a leveza da veira, um dos mais nobres frutos do mar, que merece toda nossa reverência e nosso cuidado ao ser manipulado.


Curiosidades:


Em muitos desenhos animados, quando mostram ostras com pérolas dentro, na verdade usam as vieiras como modelo. A concha da vieira é muito mais simétrica e simpática que a da ostra. Uma representação famosa da vieira é a marca da petrolífera SHELL (que significa concha). No Brasil, a Vieira está quase em extinção, mas no hemisfério norte ainda encontramos com certa abundância.


Dicas:


A melhor forma de preparar a Vieira é grelhando-a durante 1 minuto de cada lado em uma panela anti-aderente, sem nenhum tipo de gordura. Só depois de preparada, tempere-a, pois se salgá-la antes, ela perderá água e ficará borrachuda. Pode-se também prepará-la no forno, assando-a em forno bem quente por não mais que 5 minutos. Uma terceira sugestão é prepará-la em carpaccio, temperando-a com uma mistura de limão e azeite.
Não deixe a vieira muito tempo debaixo d´água, pois ela é uma verdadeira esponja no quesito de absorção de água, o que acaba desvirtuando o seu sabor.


Receita (4 pessoas):


Ingredientes:


- 12 Vieiras limpas e com o seu coral

- 12 colheres de sopa de lentilha do tipo corail (de cora laranja)

- 2 fatias de cerca de 3 cm de abacaxi, sem o miolo

- 1 molho de anete

- 2 cubos de caldo de legumes

- 50 ml de creme de leite fresco

- 100 ml de água

- mais água para cozinhar a lentilha

- azeite de oliva

- sal e pimenta-do-reino


Modo de preparo:


- Coloque a lentilha em uma panela e cubra com o dobro de água.

- Deixe ferver e conte 2 minutos. Em seguida, retire do fogo, retire a espuma que formou e escorra.

- Volte com a lentilha para a panela (se for usar a mesma, lave-a), cubra com o triplo de água e acrescente um cubo de caldo de legumes. Deixe ferver e conte 12 minutos. Em seguida escorra e reserve.

- Pique o abacaxi do menor tamanho que puder, de preferência do mesmo tamanho dos grãos de lentilha.

- coloque os 100 ml de água para ferver com o outro cubo de caldo de legumes, deixando reduzir pela metade. Em seguida desligue o forno e acrescente todo o molho de anete picado (reserve quatro ramos para decoração dos pratos)

- Na hora de servir, misture as lentilhas e o abacaxi e salteie-os juntos em uma colher de sobremesa de azeite de oliva

- Reaqueça a infusão de anete e acrescente o creme de leite

- Grelhe a vieira 1 minuto de cada lado e seus corais 30 segundos de cada lado. Depois que grelhados, tempere com sal e pimenta-do-reino.

- Emulsione o creme de anete com o mixer girafa ou batendo a mistura no liquidificador.


Monte os pratos com três camas da mistura de lentilhas e abacaxi, uma Viera em cima de cada cama e a emulsão de anete sobre tudo isso. Decore com os corais entre as Vieiras e o ramo de anete.


Vinho:


Uma excelente sugestão de acompanhamento deste molusco fantástico é um bom Champagne brut, de preferência um blanc des blancs, puro Chardonnay. Delicioso. Outras opções são o Mâcon Blanc e o Chablis, ambos filhos da Borgonha, reino de preciosidades francesas.